História da Moda - Moda Medieval

Bizantina


Na Bizantina, a Classe Baixa, usava apenas uma simples túnica. A Alta Classe vestia-se com túnicas decoradas, feitas de seda e fios de ouro e decoradas com pérolas e pedras preciosoas.
A Corte e o Imperador, usavam uma manta luxuosa por cima de suas túnicas. Posteriormente, o Imperador e a Imperatriz passaram a usar um adorno em torno de seu pescoço, um modelo mais primitivo do que hoje nós conhecemos como cachecol.
Os estilos usados no Império Bizantino influenciavam pesadamente a moda em toda Europa Ocidental. Pessoas da nobreza européia passaram a usar roupas cada vez mais complicadas e complexas do que as usuais roupas simples. Geralmente as pessoas faziam suas roupas em casa, mas à medida que as cidades cresciam, pequenas lojas especializadas na fabricação de roupas surgiam. Muito das roupas, então, passou a ser feitas por artesãos, os estilistas da época. À medida que os artesãos tornavam-se mais habilidosos, a qualidade da roupa crescia. Eles passaram a cortar, ajustar e decorar as roupas que fabricavam em jeitos cada vez mais elaborados. Posteriormente, tais roupas passaram a ser feitas de seda, importada do Extremo Oriente.